segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Quando Ligia ganhou vida

Em 1975, Lucio Alves ainda estava com a voz intacta. Havia 11 anos que o cantor não gravava, e a musica, talvez, não tivesse mais espaço para ele. Lucio foi um dos maiores cantores já nascidos no Brasil e também uma das mais tristes historias de nossa musica.

Cantor dotado de excepcional timbre, o mineiro de Cataguazes nasceu no dia 28 de janeiro de 1927. Sua estréia nos palcos se deu muito cedo. Aos 9 anos interpretou a musica “Juramento Falso”, sucesso do repertorio de seu ídolo: Orlando Silva. Logo, formou o grupo Namorados da Lua; nessa época estava com 14 anos. Se apresentando pelos cassinos da noite carioca, como Atlântico e Copacabana o grupo logo ganhou notoriedade, tendo Lucio como crooner, violonista e arranjador.

A primeira gravação dos Namorados foi um 78 rpm, lançado em 1942, que trazia as faixas “Vestidinho de Iaiá” e “Té Logo Sinhá”, ambas do compositor Assis Valente. Até 1947, data do ultimo lançamento do grupo, gravaram 13 compactos, sendo que o maior sucesso foi a musica “Eu Quero Um Samba” de Janet de Almeida e Haroldo Barbosa.

Depois da dissolução do grupo, Lucio planejava a carreira solo, mas um convite para integrar os Anjos do Inferno, durante uma turnê por Havana, mudou os seus planos brevemente. Os Anjos acabaram como acompanhantes de Carmem Miranda, em 1949. Lucio, no entanto, não seguiu com eles e voltou para o Brasil. De 1948 ate 1964 gravou uma porção de grandes discos e canções. Exemplos disso são Lúcio Alves, sua voz íntima, sua bossa nova, interpretando sambas em 3-D (1959), Cantando Depois do Sol (1961) ou Balançamba, (1963).

E é ai que começa a derrocada do ídolo. Com pouco espaço para se apresentar, não só ele, mas tantos outros nomes da musica brasileira das décadas de 40/50, deixou os shows de lado e se envolveu com produções artísticas.

Bom, voltando ao início do post, em 1975, depois de um longo hiato, lançou o sensacional Lucio Alves. O disco trazia somente composições com nomes de mulher. Ana Luisa, Risoleta, Rosa e, a mais bela gravação já feita dessa música, Ligia, de Tom e Chico Buarque. O que choca no disco, alem dos arranjos extremamente bonitos é a voz madura e potente de Lucio que, mesmo após tantos anos, se manteve intacta.

Esse disco foi um dos últimos suspiros do cantor, que, entre outros, lançou um belo disco com a cantora Doris Monteiro (1978). Em 1993, pobre, doente, inválido, triste e esquecido pelo grande publico, o que não é uma novidade, faleceu de uma parada cardiorespiratoria.

A vida e obra desse artista foi muito mais do que estas pobres linhas tentam demonstrar. O que me levou a escrever este post foi a gravação de Ligia, que realmente é muito marcante. Não somente ela, mas o disco todo. Aliás trabalho em que essa musica foi gravada ficou pouco tempo em circulação, não sei qual o motivo. O fato é que muitos artistas menores ainda possuem todo o seu catálogo para venda, mas isso é outro assunto, que não tem fim, diga-se de passagem.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails