segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Pequeno comentário sobre uma grande personalidade

Em tempo. Nesse fim de semana fui à exposição GAINSBOURG - ARTISTA, CANTOR, POETA, ETC., que esta sendo realizada no SESC Paulista.
Só a disposição do espaço ja é um grande atrativo para quem visita. Colunas contendo fotos (sexys, picantes, intelectuais), frases, textos e poemas (de autoria do autor ou sobre ele), audios, videos e pinturas, se confrontam com espelhos espalhados pelo local. Depois de andar por alguns minutos tem-se a sensação de que estamos sendo observados por obras de arte, atentas aos nossos mínimos movimentos.

Gainsbourg foi um artista multifacetado, e pode perfeitamente figurar entre as maiores personalidades intelectuais e enigmáticas do sec.XX. Sua mente parecia impenetrável e sem limites, e seu legado ainda não foi totalmente digerido pelas futuras gerações. Li, reli, vi, tornei a ver e sai de lá sem saber ao certo o que foi que aconteçeu. Sua obra é tão densa e ampla que é praticamente impossível se fixar em algo sem que uma grande confusão não aflija a nossa cabeça.

Nascido como Lucien Ginzburg, em Paris, em abril de 1928, e falecido na mesma cidade, em março de 2001, Gainsbourg, alem de musico, foi cineasta, ator e escritor. Sem duvida que a mais marcante de suas facetas foi a musica, onde estreou no ano de 1958 com o disco Du Chant á La Une! Quando começou a compor e empresariar a cantora France Gall sua carreira ganhou um grande impulso.

O artista não foi o que se pode chamar de atraente, no entanto, talvez pela sua apurada inteligência, ou seu jeito de boemio, colecionou casos durante toda a vida, como Brigitte Bardot e Jane Birkin, “só” essas já bastam. O frances foi um exímio desbravador de estilos musicais, sabendo trafegar pelo funk, soul, rock, jazz, reggae com a mesma desenvoltura com que devorava os seus cigarros.

Para quem quiser saber mais sobre o artista, a exposição está aberta até o dia 7 de setembro, às 20:00Hs. Mas, caso perca a oportunidade, pode procurar o livro Serge Gainsbourg: Um punhado de Gitanes.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails