segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Nossa música dos outros

Versões sempre foram uma boa forma de homenagear um artista ou, em outros casos, estragar uma boa musica. No Brasil essa prática é habitual, a das versões, com alguns resultados muitos gratificantes e outros, nem tanto.
Abaixo vou relacionar 10 pérolas, talvez essa seja uma palavra exagerada, desse seleto clube de dedicações.
Vamos lá.

1º Mordida de Amor.
Já que se trata de um grande sucesso, resolvi abrir a lista com ela. Em 1988, Zé Henrique (baixo e vocal), Marcelo Azevedo (teclado, guitarra e vocal), Marcelão (bateria e vocal) e Robertinho do Recife (guitarra) formaram o grupo Yahoo. Com um som calcado nas bandas de hard rock americanas, explodiram com “Mordida de Amor”, versão para “Love Bites” do Def Leppard. Essa não foi a unica versão da banda, tendo também “aportuguesado” (que termo, hein!) Journey, Kiss, Scorpions e outras. Em 2008 comemoraram 20 anos, lançando um disco ao vivo, e ainda hoje continuam na mesma.

2º O Amor e o Poder

Rosana Fiengo marcou a sua carreira com essa música. A versão de “The Power of Love (You Are My Lady)” fez grande sucesso em 1985, gravado pelo Air Supply. Por aqui, estourou em 1987, quando a musica entrou na trilha sonora da novela Mandala.
Apesar de ser estigmatizada pela gravação, Rosana possui uma vasta obra, gravando boleros, rhytm and blues, dance e outras. Entre umas e outras, marcou seu nome no cancioneiro popular. Só pra constar, Rosana já foi indicada 9 vezes para o Prêmio de Música Brasileira, ganhando na categoria “melhor cantora popular” por 5 vezes. E sua madrinha de carreira é ninguém mais, ninguém menos que a grande Leny Andrade. Vai entender.

3º Descansa Coração
Em 1989, Nara Leão lançou o seu último disco, intitulado My Foolish Heart. A musica, de autoria de Ned Washington e Victor Young, é um dos grandes clássicos do jazz, já sendo tocado por Bill Evans, John McLaughlin, Al Jarreau e outros. Com uma versão de Nelson Motta, a canção foi a última faixa do último disco de Nara, e sua letra é quase como um adeus da cantora. “Hoje eu quero somente esquecer/ Quero o corpo sem qualquer querer/ Tenhos os olhos tão cansados de te ver/ Na memória, no sonho e em vão... Cansei de esperar/ Agora nem sei mais o que querer/ E a noite não tarda a nascer/ Descansa coração e bate em paz”. Linda e triste despedida.

4º Garoto Último Tipo
Não é propriamente um clássico, tampouco conhecida de muita gente. Essa musica foi gravada por Elis Regina no primeiro disco da cantora, Viva a Brotolândia, de 1961. Com um repertório recheado de canções juvenis, embaladas pela época, o disco não dava sinais da grande cantora que Elis iria se transformar. Ah, a música em questão é uma versão de “Puppy Love”, de Paul Anka, que ganhou letra em português de Fred Jorge. E já que estou falando de Elis, em 1976, já consagrada, lançou o disco Falso Brilhante, que continha a versão de “Fascinação (Fascination)” de F. D. Marchetti e M. de Feraudy, um grande sucesso que já havia conquistado grande destaque na voz de Carlos Galhardo. A musica passou para o português pelas mãos de Armando Louzada.

5º O Astronauta de Mármore
Essa não poderia ficar de fora. Lançada em 1989, no segundo disco da banda gaúcha Nenhum de Nós, Cardume. Essa versão de “Starman”, de David Bowie, é um grande sucesso no rock nacional, sendo presença certa nos shows da banda até hoje. “Sempre estar lá/ E ver ele voltar...”

6º O Amor Vem Para Cada Um
Que George Harrison sempre foi um músico dotado de enorme feeling, ninguem pode negar. Autor de inúmeros sucessos, em 1979 lançou um disco auto-intitulado, o 8º de sua carreira. O maior êxito do trabalho foi a música “Love Comes To Everyone”. Em 1983 Zizi Possi já era uma artista consagrada. Com um repertório moderno e uma voz limpa e afinada, estava com o sucesso de “Asa Morena” na boca do povo. No disco Pra Sempre e Mais um Dia, Possi emplacou o sucesso “O Amor Vem Pra Cada Um”, que contou com a participação do pessoal do Roupa Nova, alias em boa parte do disco. A versão, de Beto Fae, se tornou um dos maiores sucessos da paulistana.

7º Calúnias (Telma Eu Não Sou Gay)
Os maiores sucessos de João Penca & Seus Miquinhos Amestrados foi o primeiro disco da banda, lançado em 1983. A musica é uma versão para “Tell Me Once Again”, gravada pelo grupo Light Reflections no início da década de 70. Apesar do nome em inglês, eles eram brasileiros, mas navegavam naquela onda de gravar em outro idioma, coisa que Fabio Junior, Morris Albert, Dave McLean, e tantos outros brazucas fizeram. A original virou hit da novela Uma Rosa Com Amor, de 1972. A versão de João Penca, como de costume, se transformou num total deboche. A história de um homem que tenta, de toda maneira, apagar o seu passado “complicado”.

8º Nada Mais
A musica “Lately” é de autoria de Stevie Wonder, que a gravou no disco Hotter Than July, de 1980. Pelas mãos de Ronaldo Bastos ganhou uma bonita versão em português, gravada por Gal Costa no disco Profana, de 1984. Posteriormente, também foi gravada por Sandra de Sá, num disco/tributo a Motown.

9º Demais
A bela Verônica Sabino, filha do inestimável Fernando Sabino, após 5 anos com o grupo Céu da Boca, com quem gravou 2 discos, estreou em carreira solo no ano de 1985. Demais, de Zé Rodrix e Miguel Paiva, é uma versão para "Yes, It Is", de Lennon e McCartney. Verônica gravou a musica no seu primeiro disco, Metamorfose, mas ela estourou mesmo um ano depois, ao entrar na trilha sonora da novela Selva de Pedra. Foi um dos maiores sucessos radiofônicos de 86.

10º Não Chore Mais
Talvez a mais famosa das versão presentes nesta lista. A musica é uma versão para No Woman, No Cry, do jamaicano Vincent Ford. "No Woman(...)" ganhou notoriedade quando Bob Marley a gravou no disco Natty Dread, em 1974. A versão de Gilberto Gil foi gravada entre março e abril de 79 e, apesar de ser um dos grandes sucessos do disco Realce, so entrou no mesmo porque o compacto, que continha "Macapá", de um lado, e "Não Chore Mais", do outro, estourou em todo o Brasil.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails