segunda-feira, 13 de julho de 2009

Não são as 10 mais


E hoje é o Dia Mundial do Rock. Tudo bem que tem muita gente comentando sobre isso, mas quero deixar minha opinião.
Fixado desde 1985, durante o Live Aid Festival que aconteceu simultaneamente em Londres e Filadélfia, o show beneficente foi em favor dos famintos da Etiópia, tristeza que antecede e muito o próprio rock. O festival foi criado por Bob Geldof, e transmitido mundialmente para uma audiência espetacular, algo em torno de 2 bilhões de pessoas.
Causas e conseqüências à parte, o dia 13 de julho terá atrações espalhadas por tudo quanto é canto. Com aquele eterno discurso de “eu quero é rock”, “a minha vida é o rock´n´roll” e por aí vai.
Tem muita gente que reclama quanto ao dia em que se comemora, afinal a data é sobre um festival beneficente, nada ligado a vida de uma lenda do rock. Bom, acho que tanto faz, pois o que tem de pessoas fanáticas por esse estilo espalhadas por aí, não é brincadeira. Sendo assim, qualquer data serviria.
Só acho que dão muito falatório pra isso, nada mais.
Então, já que estamos falando de rock, segue abaixo uma seleção de clássicos; lembrando que é uma coisa pessoal, logo não agrada todos.



Cream- “Strange brew”
Antes do Led Zeppelin lançar seus dois primeiros álbuns, o Cream já dava as bases do que serria o rock´n´roll. Obra do grande Eric Clapton. Essa abre o segundo e mais clássico disco da banda, Disraeli Gears, de 1967.
Cream - Strange Brew




Grand Funk Railroad- “Gimme Shelter”
O Grand Funk Railroad, assim como o Cream, foi um tremendo power trio. Com o incrível Don Brewer no comandando das baquetas a banda foi um dos pilares do rock nos anos 70. Essa, numa versão ao vivo, é Gimme Shelter, dos Rolling Stones, gravada no disco Let it Bleed, de 1969, e regravada dois anos depois, pelo Grand Funk, no disco Survivor.
Grand Funk Railroad - Gimme Shelter




The Who- “Baba O´Riley”
O disco mais vendido do The Who, Who´s Next, de 1971, mostrava a banda no topo da perfeição. Depois do anterior, e fracassado, Lifehouse, o grupo mergulhou neste trabalho, que traz três clássicos eternos: “Behind Blue Eyes”, “Won´t Get Fooled Again” e Baba O´Riley, apresentado aqui.
The Who - Baba o'Rilley



Led Zeppelin- “Good Times, Bad Times”
Em 1969, provavelmente ninguém esperava surgir algo como e Led Zeppelin, mas aconteceu. Lançada como single, tendo do outro lado “Communication Breakdown”, “Good Times(...)” abriu o debut da banda. Trabalho espetacular de Page e Bonham. Coisa de quem sabe.
Led Zeppelin - Good Times Bad Times



Chuk Berry- “Johnny B. Good”
Um dor riffs mais usados na historia do rock´n´roll. O mestre Chuk Berry lançou essa pérola em março de 1958. Desde então, a história da musica nunca mais seria a mesma.
Chuck Berry - Johnny B.Goode



Ten Years After- “I´m Going Home”
Alvin Lee é o que podemos chamar de incendiário da guitarra. Com seu estilo bluesy e rocker foi uma das grandes atrações do Woodstock Festival. “I´m Going Home” foi gravada em 1968 no álbum Undead, sendo um dos maiores clássicos do Tem Years After.
Ten Years After - I'm Going Home



Black Sabbath- “Wheels Of Confusion”
Não tem muito que falar. Minha banda de cabeceira. Abertura do álbum Vol.4, de 1972, que traz Ozzy na eterna posse: com as mãos para cima fazendo o símbolo de paz e amor. O destaque dela, sem dúvida, vai para Tony Iommi, que destila sua coleção de belos fraseados nos quase 9 minutos da música.
Black Sabbath - Wheels of Confusion



The Police- “Message In A Bottle”
Sim, o ska e o reggae também podem andar com o rock. Prova viva é o fenomenal trio The Police. “Message(..)” foi lançada no segundo disco da banda, Reggata De Blanc, de 1979. O baixo pulsante de Sting, aliado aos fraseados sutis de Andy Summers, deixam o caminho para Stewart Copeland brilhar nesta obra prima.
The Police - Message In A Bottle



Van Halen- “You Really Got Me”
Tudo o que uma banda de rock precisa ter: um visual chamativo, um vocal potente e, o básico, talento. O Van Halen foi muito além disso no seu disco de estréia, no qual foi gravado “You Really Got Me”. As guitarras de Eddie mudariam para sempre os rumos do instrumento. Essa música foi lançada originalmente em 1964, pelo seminal Ray Davies e seu grupo, Kinks.
Van Halen - You Really Got Me



Jimi Hendrix- “All Along The Watchtower”
O mago das cordas reinventou esse clássico de Bob Dylan. Lançado no disco Eletric Ladyland, em setembro de 68, mostra Hendrix no que sabia fazer de melhor: rock´n´roll com doses de funk e soul.
Jimi Hendrix - All along the watchtower


Sei que ficou muita coisa de fora, mas as listas tem essa poder, agradam poucos.

2 comentários:

Ricardo disse...

Camarada,

rock não tem necessidade de ser comemorado em dia algum. Dia do silêncio, já. Rock'n Roll já esta domadinho demais.

Ton wonder disse...

COMO EU DISSE, DÃO MUITO FALATÓRIO PARA ISSO. CONCORDO COM A "INUTILIDADE" DA DATA.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails