segunda-feira, 6 de julho de 2009

Eterno companheiro de viagem

E neste mês um aparelho extremamente especial, pelo menos para quem gosta de música, está completando 30 anos: é o clássico Walkman. Lançado em 1/7/1979 pela Sony, a peça, que é vendida até hoje, teve como primeiro modelo o TPS-L2, que em apenas 2 meses caiu nas graças do povo e logo as 30 mil unidades se esgotaram. Mas é claro, quem não queria ouvir a musica preferida, na hora em que quisesse, sem ninguém para perturbar e ainda por cima curtindo uma caminhada, um ônibus atolado de pessoas ou uma pedalada por aí?

Dois anos depois saiu o modelo WM-2, o mais vendido de todos os tempos e em 83 o WM-20, compacto e muito parecido com uma fita K-7, invadiu o mercado. Além do formato, outra inovação: foi o primeiro a ser vendido em várias cores.

Só que a novidade não durou muito, e logo um forte concorrente surgiu: o Discman, e o modelo D-50 inaugurou essa série, em 84.
Até o fim da década de 80, a concorrência aumentou entre os fabricantes, e na virada para 90 a Sony, sempre ela, lançou o WM-805, que trouxe um grande atrativo: controle remoto sem fio.

Porém, foi em 1987 que o formato de MP3 surgiu. Neste ano, o IIS (Institut Integrierte Schaltungen), na Alemanha, juntamente com a Universidade de Erlangen, começou a trabalhar numa codificação perceptual de áudio para Digital Audio Broadcasting (Transmissão Digital de Áudio). Todo o trabalho resultou num algoritmo de compressão de áudio chamado MPEG Audio Layer-3, que tempos depois ficou conhecido como MP3.

Nos últimos anos, a quantidade de formatos musicais se tornou uma criatura incontrolável. Do Hi-MD, passando pela música no celular, aos MPs da vida até explodir no incrível NWZ-A829, que armazena quase 4.000 músicas e mais de 60Hs de vídeo, lembrando que ele também é um Walkman, fica praticamente impossível prever o que o mercado nos reserva.
Os downloads, a pirataria, o elevado preço dos CDs, onde vamos parar com isso? Sera que realmente existe um culpado por toda essa confusão de direitos autorais que a cada dia dá mais trabalho? Ou issó é apenas a evolução inexorável das coisas?
Bom, o certo é que a música SEMPRE vai continuar, não importa o formato.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails