domingo, 5 de julho de 2009

Aos mestres

Em 75, John Lennon já estava consagrado com sua carreira solo. Os Beatles haviam ficado para trás e os novos ventos assopravam em direção a uma nova década, que o compositor não viria a desfrutar.
Nesse mesmo ano, Lennon estava próximo de reatar seus laços com Yoko, o casal havia se separado em agosto de 73. Nessa fase de tristeza lançou Mind Games e Walls and Bridges. Ainda em 73, Lennon começou a trabalhar em um velho sonho: gravar um disco contendo musicas de seus grandes heróis. Finalizado durante 5 dias de outubro de 74 e lançado em fevereiro seguinte, Rock´n´Roll, cumpriu o papel de reverenciar o estilo.
O disco contou com a produção de Phil Spector em 4 faixas, e as restantes foram produzidas pelo próprio Lennon. O repertório é muito bem selecionado com uma banda extremamente eficaz, entre eles o baterista Jim Keltner. Com clássicos do soul e do rock, como o medley de “Bring On Home To Me”/’Send Me Some Love”, “You Can´t Catch Me”, Slippin´ And Slidin”, John Lennon juntou Sam Cooke, Fats Domino, Ben E. King, Alan Price, Chuk Berry, que segundo Lennon era o “rock´n´roll em pessoa, e outros nomes de peso num grande disco, começando pela capa, que traz o cantor no melhor estilo ROCKER, jaqueta de couro, camisa branca e topete. Em 2004, o trabalho foi relançado com 4 musicas bônus: “Angel Baby” (Rose Hamlin), a bonita balada “To Know Her is To Love Her” (Phil Spector), “Since My Baby Left Me”, do seminal Arthur Crudup e “Just Because”, de Alan Price, sendo que esta já havia saído na prensagem original.
O disco deveria ser o último lançamento do artista para a Capitol/EMI, já que daquele momento para frente ele gostaria de se dedicar mais à família. Mesmo assim a gravadora ainda lançou a coletânea Shaved Fish. Depois de um retiro de 5 anos, Lennon voltou, em 1980, aos estúdios, e lançou Double Fantasy, seu último disco. Entre tantas pérolas que ele deixou, com ou sem os Beatles, Rock´n´Roll mostra um artista fazendo o que sempre gostou, puro e simples rock.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails