quarta-feira, 21 de abril de 2010

O pai dos gênios


Vinte e um de abril; nesta data não faltam comemorações. Aqui no Brasil marca o dia do enforcamento de Tiradentes. É também a data de inauguração do estádio São Januário, do Vasco da Gama; o aniversário da lenda Iggy Pop e da morte da cantora Nina Simone e do técnico Tele Santana. Falando em morte, hoje, faz 100 anos que um dos mais ilustres escritores da literatura americana faleceu: Samuel Langhorne Clemens, o eterno Mark Twain.
Nascido na Florida, em 1835, é tido por grandes escritores, Willian Faulkner e Ernest Hemingway, por exemplo, como o pai da literatura americana.
Hemingway chegou mesmo a dizer que "toda a literatura americana começa com ele. Não havia nada antes. Não há nada depois".
E poder ter certeza que não há muito exagero nessa frase. Twain injetou a “linguagem do povo” nos romances americanos. Começou nos versos e acabou eternizado como criador de duas obras memoráveis: As Aventuras de Tom Sawyer (1876) e Huckleberry Finn (1884), além de Príncipe e mendigo (1881) e Vida no Mississipi (1883). Livros de destaque em meio a sua numerosa bibliografia.
Muito além de literatura infanto-juvenil, os livros trazem um teor crítico e ao mesmo tempo a leveza da vida de um garoto. E tudo isso na já citada linguagem coloquial, de fácil acesso e, nem por isso, descartável.
Ler Twain é viajar pelo Mississipi num barco à vapor, ver as enormes desigualdades raciais que habitavam esse estado (continua assim?), tudo como se fosse algo comum, tal a leveza de suas palavras.
Essas palavras fáceis, certamente, nasceram do fato de que Twain sempre foi uma pessoa que vivenciava os fatos, de maneira extremamente íntima. Daí o realismo escancarado de seus livros.
Escritor essencial, satírico por vocação, assim foi Mark Twain.
Em junho, a casa Sotheby's, da Nova Iorque, irá leiloar um capítulo inédito da autobiografia de Mark Twain. O texto, Rascunho de família (A Family Sketch), contém 65 páginas, dedicadas a sua filha Suzy. O valor esta estimado entre 120 e 160 mil dólares.
Além disso, uma coleção de fotos, cartas manuscritas e textos de Twain, totalizando cerca de 1 milhão de dólares, também serão leiloados.
Se vocês não leram o livro chamado As Aventuras de Tom Sawyer, nada sabem a meu respeito. Foi escrito por Mark Twain, que costuma falar a verdade. Às vezes, exagera um pouco, mas de um modo geral, fala a verdade. Trecho que inicia o livro Huckleberry Finn.




“É melhor merecer honrarias e não recebê-las do que recebê-las sem merecer”.

“Recolha um cão de rua, dê-lhe de comer e ele não morderá: eis a diferença fundamental entre o cão e o Homem”.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails