terça-feira, 13 de abril de 2010

Feito para dançar

Alguns dizem que foi um movimento banal, movido mais pela aparência do que pelo talento. Bom, pra quem acredita que a cena disco não teve vida inteligente, umas das melhores formas de desfazer isso é analisando os caras que estavam no meio.

Certamente, um dos mais fabulosos nomes nisso tudo é o de Nile Rodgers, o cara que botou uma década pra dançar.

O Chic lançou uma tonelada de grandes hits, sempre com a suingada guitarra de Nile, que começou a mostar seu talento ainda cedo. Com 19 anos já fazia parte da banda de apoio do Teatro Apollo, tocando com Aretha Franklin, Parliament e outras bambas da música negra.

Formou o Chic no fim da década de 70, com o seu grande parceiro, o baixista Bernard Edwards. Em 1983, a banda chegou ao fim, e Nile continuou sua caminhada como produtor e “fábrica de sucessos”.

A lista de hits feitos pelo compositor é gigantesca, incluindo famosos como David Bowie, Madonna, Diana Ross, Sister Sledge, Duran Duran e tantos outros.

Com Bowie, trabalhou no álbum de maior vendagem do cantor: Let´s Dance, no mesmo ano em que o Chic se separou. Com as Sister Sledge produziu We are Family (1979), disco que colocou as irmãs no topo das paradas.

O estrondoso sucesso de Madonna, o disco Like a Virgin, que vendeu mais de 20 milhões de cópias, também tem o dedo de Nile.

Outro sucesso é Flash, de 1985, trabalho que apresentou Jeff Beck numa nova roupagem. Uma mistura de Toto, Van Halen, disco, mas no fundo e Jeff Beck. O álbum trouxe o famoso clássico de Curtis Mayfield, People Get Ready, e cinco faixas de Nile.

Just Another Night foi gravada por Mick Jagger no disco She´s the Boss. Além das participações de Herbbie Hancock, Jan Hammer, Sly Dunbar e Steve Ferrone a disco também teve produção de... pois é, Nile Rodgers.

O seu nome ainda pode ser encontrado em discos como Arena e Notoriuos, do Duran Duran ou Mind, Body & Soul, da Joss Stone. A lista é imensa.

Bom ressaltar que além de trabalhar na produção ele também tocou em alguns desses discos, muitas vezes com seus companheiros de Chic: Bernard Edwards e Tony Thompson.

Então, se estiver ouvindo algum desses álbuns, e escutar um balanço infernal nas guitarras, podem ter certeza que Nile Rodgers está fazendo algo lá.

O músico e compositor já lançou alguns álbuns solos e hoje, quando não está produzindo nenhum disco ou fazendo participações especiais, está envolvido na We Are Family Foundation, instituição que da suporte para cultura e artes para as próximas gerações, pregando o respeito e a diversidade.

Boas Batidas!

Site de Nile Rodgers

Site da We Are Family Fundation

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails