quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Quem pagou, viu... é preciso cantar

“No carnaval eu sempre saí sorrindo
me divertindo só pra desabafar
três dias pra sorrir, um ano pra chorar
mas dessa vez a ilusão não vai me pegar

Sem Ilusão - Elton Medeiros

A farra esta chegando ao fim. Copos, fantasias, carros alegóricos, suor, inconformação, tudo isso vai embora. Agora é que começa o ano no Brasil, regulado por um calendário forrado de feriados e “paradas obrigatórias”.

É aquela festa toda, de se abraçar, rir, chorar e, no dia seguinte, cada um segue seu rumo, como se ninguém se conhecesse, e nem tivesse a pretensão disso.

É assim mesmo, na folia, todos são amigos, até que o dia amanheça e tudo tome seu rumo natural, que parece ser o distanciamento e, por fim, (que óbvio!!!) o final.

Durante todos os dias que antecedem o Carnaval, só o que se vê são reportagens fraquíssimas, falando das rainhas da bateria, das musas que irão desfilar pelas passarelas, dos artistas da rede Globo que irão das as caras. No dia dos desfiles, a mesma coisa. Quem estava com quem, quem bolinou, apertou, encheu o caneco, brigou, pulo a cerca. Os “HITS” que surgem nesse meio tempo, e que irão embalar as rádios nos próximos três ou quatro meses, até surgir um outro hino que supra essa necessidade doentia de ter algo na boca do povo, estar em evidência.

Acompanhei durante pouco tempo a apuração das escolas, e o que eu queria mesmo era que os enredos fossem mostrados, sem fundos comerciais, sem que dependesse sempre da televisão para que tomássemos contado, com maior frequência, quem escreveu, quem compôs, sobre o trata. Não consigo conceber a idéia de que o Carnaval não passa de uma enorme vitrine, nada mais. É pra gringo ver, para os “artistas” se mostrarem? Não sei.

Claro que ainda existem, e isso é para sempre, as pessoas que dão a vida para que todo ano a escola de seu coração desfile imponente na passarela, mesmo que não consiga um resultado justo, ou esperado, mas que desfile, assim mesmo.

Bom, parabéns aos que fazem isso como uma razão de viver, que continuem acreditando nisso, nunca vendendo seu ideal.

“Enquanto a avenida estiver fechada

Pra quem não puder pagar

Nem um canto sequer pra ver

A sua escola(...)

Não me leve a malMas muito luxo pode atrapalhar

Alegria ninguem pode fabricar

Um bom carnaval

Se faz com gente feliz a cantar

Pelas ruas um samba bem popular

Avenida Fechada – Elton Medeiros

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails