terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Quatro décadas de historia

E parece que foi ontem, quando entrei numa loja chamada Seis de Ouro e comprei o disco que virou a minha cabeça de vez: Paranoid. Antes, já havia escutado o Live & Loud do Ozzy até não poder mais. Primeiro disco de rock, sabe como é.

Bom, no ultimo sábado, dia 13, o Black Sabbath completou 40 anos de lançamento de seu primeiro disco. Foi em 13 de maio de 1970, numa sexta-feira, que os garotos de Aston jogaram sobre a musica as raízes do heavy metal. Lendas à parte, o disco, apesar da gravação terrível, foi uma marco na historia do rock.

Da clássica introdução, com seus sinos, tempestades e o riff pesadíssimo de abertura, passando pela gaita de "The Wizard", o baixo marcante de "N.I.B.", a climática "Sleeping Village", com seus toques de Jazz, tudo isso somada com a bateria furiosa de Bill Ward e letras forradas de alusão à morte, isso é Black Sabbath, uma obra atemporal.

Quanto à gravação, os próprios músicos já reiteraram várias vezes que o disco foi gravado com um orçamento mirrado, num lugar minúsculo, simulando uma apresentação ao vivo e em apenas dois dias. Daí a sonoridade rude. Logicamente não posso deixar escapar outro detalhe que da todo um charme ao disco: a capa. Não é das melhores artes gráficas, mas é sinistra no ponto, como pede a musica.

Não importa que, passado todo esse tempo, os músicos seguiram seus próprios caminhos, com idas e voltas, brigas, acusações, vícios e shows memoráveis. Mesmo que isso não volte mais, a historia já está escrita.
E já que estou falando em soprar as velinhas, outros discos clássicos completam 40 anos em 2010. Alguns deles: Paranoid (Black Sabbath), Déjà Vu (Crosby, Still, Nash & Young), All Things Must Pass (George Harrison), Bridge Over Trouble Water (Simon & Garfunkel), Fun House (The Stooges) e Bitches Brew (Miles Davis).
Vida longa e Boas batidas!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails