sábado, 27 de março de 2010

O diferencial

Muitos músicos chamam atenção pela técnica apurada, pelo temperamento infernal ou, simplesmente, porque possuem um jeito diferente de tocar. Dentre os bateristas, dois me chamam a atenção por isso. Rick Allen, do Def Leppard, por tocar somente com um braço, com um kit totalmente atípico, adaptado para suas necessidades. Muitos podem dizer que o som do grupo se tornou muito mais simplista com o passar dos anos, mas Allen, apesar de tudo, se manteve firme no seu instrumento, demonstrando extrema competência. Um fato curioso é que só com o disco Hysteria, de 1987, é que o grupo se tornou um sucesso de vendas, emplacando nada mais que as 12 faixas. Foi o primeiro trabalho gravado após o acidente com Allen.

O kit desenvolvido para Rick é composto de vários triggers que são tocados com os pés, fazendo o papel dos tambores. Acho que muitos bateristas que são acostumados a tocar com os dois braços encontrariam várias dificuldades em tocar com um kit desses. E é aí que mora o diferencial de Rick, por praticamente ter reaprendido a tocar, de uma maneira que fica difícil imaginar estar sendo executada por uma pessoa com apenas um braço. Discos como Hysteria, Adrenalize e Yeah mostram a força de superação do baterista, que segue firme no seu posto após mais de 30 anos de Def Leppard.

Bom, o outro sujeito é o lendário James McDonnell, conhecido como Slim Jim Phantom, e integrante do não menos famoso Stray Cats. Slim não tem nenhum problema físico, nenhum técnica extremamente apurada, mas toca de uma maneira extremamente original: de pé.

A idéia partiu em conjunto com os outros integrantes do grupo, para criar algo diferente para a banda. E deu certo, muito certo.

Não sei como ele aguenta, durante mais de 30 anos, tocar desse jeito, seja com o Stray Cats ou com seus inúmeros projetos, clinicas e gravações com outros artistas.

Sempre com uma forte pegada rock, calcada em ícones, como Gene Chrisman (Elvis Presley), Dickie Harrell (Gene Vincent) e outros. Hoje, o baterista, além de eventuais apresentações com o Stray, toca com o Head Cat, projeto com Lemmy, do Motorhead, e apresentações com diversos grupos.

Abaixo, dois vídeos. No primeiro, Rick explica um pouco sobre o seu kit. E no segundo, uma apresentação de Jim com o Stray Cats, no Brixton Academy, em julho de 2004.



Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails