terça-feira, 19 de janeiro de 2010

A Europa aos nossos pés


Tudo começou em 1967, quando Claude Nobs, Géo Voumard e Rene Langel tiveram a idéia de criarem um festival anual de jazz, que aconteceria no Cassino de Montreux.

Com duração de três dias, a primeira edição contou com nomes como Charles Lloyd Quartet com Keith Jarrett, Cecil McBee e Jack DeJohnette, entre outros.

Até 1970 o Festival só contava com artistas de jazz, mudando no ano seguinte quando músicos como Santana, Led Zeppelin, Prince, Deep Purple, Marianne Faithfull passaram a tocar no festival.

Em 1971, um incêndio acabou com o local onde ocorria o festival, fato que foi descrito na musica Smoke on the Water, do Deep Purple. Até voltar ao local, quatro anos depois, aconteceu em auditórios pela cidade.

Hoje, ocorre à beira de um lago, com duração de duas semanas, sempre no inicio do mês de julho e uma infinidade de artistas, dos mais variados ritmos e paises.

Durante esses mais de quarenta anos foram muitos os artistas brasileiros que passaram pelo festival, sempre ovacionados e aclamados. Alguns, deixaram seus registros gravados, como é o caso de Hermeto Pascoal, A Cor Do Som, Os Paralamas do Sucesso, Baby Consuelo, João Gilberto

No site do Festival, a primeira menção feita a artistas brasileiros é de 1974, na edição que contou com Airto Moreira e Milton Nascimento.

Neste ano, ira ocorrer nos entre os dias 2 e 17 de julho. A programação será anunciada no dia 24 de abril.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails