domingo, 3 de janeiro de 2010

300 do Samba + Noel


De dois anos pra cá, alguns dos grandes nomes de nossa musica chegaram ao seu centenário.
Em 2008, foi Angenor de Oliveira ou, se preferirem, Cartola. No ano passado foi Ataulfo Alves que sopraria as cem velinhas. E neste ano, nada mais do que dois notáveis completariam 100 anos: o poeta da Vila, Noel Rosa e João Rubinato, mais conhecido como Adoniran Barbosa.

Bom, com esses nomes em pauta, não deveria faltar comemoração, certo?, mas não é o que ocorre. Pelo menos não com o alarde que alguns “simples artistas” costumam receber em seus aniversários. De carreira ou de vida.

Cartola, um dos criadores da Mangueira, sequer serviu de tema de samba enredo no carnaval de 2008. Pra não falar que ficou em branco, algumas apresentações acorreram em reverência. No Teatro FECAP, em São Paulo, nomes como Márcia, Théo de Barros, Elton Medeiros e Paulinho de Viola, entre outros fizeram um show em sua homenagem.

Já no Rio, o Canecão trouxe o show Cartola Eterno, que contou com Alcione, Beth Carvalho, Leci Brandão, Emílio Santiago, Nelson Sargento, Elba Ramalho, Maria Rita, Velha Guarda da Mangueira, entre outros.
Mais eventos também aconteceram no estado, como uma feijoada na quadra da Mangueira e duas missas; uma no Centro Cultural Cartola e outra na Igreja de São Jorge.

No ano de seu centenário, Ataulfo ganhou uma biografia escrita por Sergio Cabral, que também dirigiu um espetáculo no Teatro Sesc Ginástico, que teve a presença de Pery Ribeiro, Leandro Sapucahy, Dorina, Marcia Lima, a pastora Cirene e Adeilton Alves e Ataulfo Alves Júnior, filhos do cantor.

Ainda não tive a oportunidade de ler Ataulfo Alves: Vida e Obra, mas, partindo por outros de seus livros, no mínimo uma “pequena aula” de historia nos podemos esperar.
Além disso Sergio Cabral ainda fez o roteiro do documentário sobre o autor. E na cidade de Mirai (MG), onde nasceu Ataulfo, foi erguido um monumento em sua homenagem.

Para este ano, sobre Adoniran, nada de concreto surgiu. O projeto de resolução (PR) 36/09, que criou a Comissão Extraordinária de Comemoração do Centenário de Adoniran Barbosa, ainda tramita na Câmara Municipal.
De autoria dos vereadores Netinho de Paula (PCdoB), Agnaldo Timóte (PR) e Ushitaro Kamia (DEM), tem por objetivo reavivar a historia de Adoniran, com festividades em homenagem ao sambista.
Noel Rosa já ganhou um presentão da Vila Isabel. Será tema do samba enredo, de autoria de Martinho da Vila, da escola no carnaval deste ano.

Quando esses nomes estão em discussão, tudo, às vezes, é pouco. Geniais.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails