sábado, 3 de outubro de 2009

Um modelo seguido

Grande fã de Frank Sinatra e Tony Bennett, sempre tentou chegar ao máximo perto de seus ídolos, como cantor. Além de um exímio interprete, é um grande compositor, com uma carreira que já passa dos 30 anos. Este é Scott Walker.

Nascido Noel Scott Engel, em janeiro de 1943, começou a carreira ainda menino, em fins da década de 50. Ganhou fama quando formou os Walker Brothers, com John Maus e Gary Leeds. O grupo lançou inúmeras baladas, sendo que o primeiro grande êxito foi com a gravação de “Make it Easy on Yourself”, da dupla Bacharah/ Davies, alcançando o #1 na parada inglesa e #16 na americana.
A musica foi seguida dos sucessos "My Ship Is Coming In" e "The Sun Ain't Gonna Shine Anymore". Já nessa época, por volta de 1966, Walker chamava a atenção pela exuberância de sua voz. O grupo acabou em 67, voltando para uma breve turnê no ano seguinte. Seus últimos singles foram "Stay With Me Baby", que ganhou excelente regravação do Whitesnake anos depois, e "Walking In The Rain".

O primeiro disco solo de Walker foi gravado ainda em 67, com o simples título de Scott. O trabalho trouxe 2 gravações de uma de suas maiores influências: o compositor belga Jacques Brel. Walker seguiu nos seus discos auto-intitulados até 69, quando lançou Scott 4, considerado um de seus melhores trabalhos, e que musicas como “The Sevent Seal”.
O cantor se reuniu com os Walkers Brothers em 1975, lançando três álbuns: No regrets, Lines e Night Flight.

Seu último trabalho foi The Drift, de 2006. No mesmo ano foi lançado o documentário Scott Walker 30 Century Man.
O musico não é tão conhecido, muito pela pouca ou nenhuma vontade de apareçer, sendo extremamente reservado em sua vida. Walker é mais do que um ótimo compositor, tendo influenciado um considerável time de notáveis, como David Bowie, David Sylvian, Sting, entre outros.
Para quem quiser conhecer um pouco de sua extensa obra, uma ótima pedida é a compilação No Regrets. The Best of Scott Walker & The Walker Brothers.




Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails