terça-feira, 1 de setembro de 2009

Mais do que inspiração

Garoto prodígio, de assombroso talento e muito feeling. Este é Shuggie Otis. Tudo bem que hoje ele já não seja um garoto, mas isso é um detalhe pequeno, muito pequeno.

Sua carreira se iniciou na década de 60, numa gravação de “Country Girl”, musica de seu pai, Johny Otis.

O detalhe é que nessa época, Otis estava com 12 anos. Em 1969, tocou no álbum Kooper Sessions, que só foi creditado como All Kooper & Shuggie Otis quando Kooper prestou atenção no incrível trabalho realizado por aquele garoto.

Otis chegou aos 19 anos com um currículo absolutamente incrível: Frank Zappa, o já citado Al Kooper, Etta James, 3 discos solos e, ainda por cima, havia recusado o convite dos Rolling Stones para entrar na vaga deixada por Mick Taylor.

Depois de Kooper Sessions, lançou Here Comes Shuggie Otis (70), Freedom Flight (71) e Inspiration Information (74). Este é considerado a sua obra prima. O álbum é uma perfeita obra da musica negra, misturando funk, soul, R&B e jazz. Todas as musicas são muito boas, começando pela funky e sensual "Information Inspiration"; a experimental "Xl-30" ou a contagiante "Not Available".

O disco levou três anos para ser gravado, gastou uma considerável quantia e, no entanto, não alcançou grandes vendas. Foi o ultimato da gravadora Epic, que o despediu em 74 mesmo. Isso botou por água abaixo o próximo passo de Otis: um disco produzido por Quincy Jones.

Quase 30 anos depois, em 2004, o selo Luaka Bop, de David Byrne, realançou o disco com 4 faixas bônus: "Strawberry Letter 23", "Sweet Thang", "Ice Cold Daydream" e "Freedom Flight", todas do álbum de 71.

O compositor não parou a sua carreira por aí. Apesar de não lançar mais discos, se dedicou à produção de álbuns e algumas eventuais participações. Seu nome ganhou grande notoriedade quando Information foi relançado e pelo crescente uso de suas musicas em samplers de rap e hip-hop.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails