segunda-feira, 2 de março de 2009

A chama que não se apaga


É fato que o beatle que mais levanta questões quanto a sua musicalidade é Ringo Starr. O baterista sempre optou por uma carreira calcada em musicas extremamente simples, com arranjos básicos e econômicos.
No entanto, além de marcar historia no quarteto de Liverpool, é de sua autoria- aliás sua e do produtor executivo David Fishof-, a grande iniciativa de reunir, sob o nome de All Starr Band, lendas e ícones da música internacional e excursionar pelo mundo afora.
Formado pela primeira vez em 1989, passaram pelos Estados Unidos e Japão. A turnê foi de 23 de julho até 3 de setembro, e contava com Clarence Clemons, Rick Danko, Levon Helm, Dr. John, Jim Keltner, Nils Lofgren, Billy Preston e Joe Walsh. O repertório se baseava em canções do Beatles, da carreira solo de Ringo e músicas que os envolvidos participaram.


A terçeira formação da All Starr Band


A idéia é que a cada nova turnê o cast seria renovado também. Assim de 1989 até 2008, data da última turnê, as formações foram as seguintes:
● Burton Cummings, Dave Edmunds, Nils Lofgren, Todd Rundgren, Tymothy B. Schmidt, Zak Starkey, Joe Walsh e Tim Cappello (2/6 - 28/9/1992 Estados Unidos e Europa).
●Randy Bachman, Felix Cavaliere, John Entwistle, Mark Farner, Billy Preston, Zak Starkey e Mark Rivera (2/7 – 28/8/1995 Estados Unidos e Japão).
●Gary Brooker, Jack Bruce, Peter Frampton, Simon Kirke, Mark Rivera (28/4 – 7/7/1997 Estados Unidos, Europa e Russia).
● Gary Brooker, Jack Bruce, Simon Kirke, Todd Rundgren e Timmy Cappello (12/2 – 29/3/1999 Estados Unidos).
●Simon Kirke, Dave Edmunds, Eric Carmen, Jack Bruce e Mark Rivera (1/5 – 29/6/2000).
●Ian Hunter, Roger Hodson, Howard Jones, Greg Lake, Sheila E. e Mark Rivera (2001).
●Colin Hay, Paul Carrack, John Waite, Sheila E. e Mark Rivera (2003).
●Billy Squier, Richard Marx, Edgar Winter, Rod Argent, Hamish Stuart, Sheila E. e Graham Russel. (2006).
●Billy Squier, Colin Hay, Edgar Winter, Gary Wright, Hamish Stuart e Greeg Bissonette. (2008). PS* não encontrei informações precisas quanto às datas das últimas turnês.


Ringo Starr e Billy Squier

Ringo nunca mais havia excursionado após o álbum Old Wave, de 1983, se limitando a aparições em programas e gravando uma ou outra faixa em álbuns de outros artistas. Nesse meio tempo, também decidiu se tratar do seu problema de alcoolismo. Foi aí que o produtor executivo David Fishof ligou para ele dizendo que poderia colocá-lo na estrada e se estaria interessado. Algumas ligações depois e o conceito da All Star Band estava pronto. Além da figura do próprio Ringo, o que chama a atenção são os músicos que tocam com ele. Membros da E-Street Band, The Who, Procol Harum, Crazy Horse, Cream, Love Sculpture, The Rascals, The Eagles, Grand Funk Raiload, Guess Who, Bachman Turner Overdriver, alguns deles sendo diretamente influenciados pelos Beatles, como o caso do guitarrista Nils Lofgren.

A idéia de juntar tantos artistas num show ou turnê geralmente ocorre em atrações beneficentes para arrecadarem fundos. Esse foi outro dos motivos que chamaram a atenção na All Star Band. Em quase 20 anos de turnês, não contínuos, milhares de pessoa ao redor do mundo tiveram a oportunidade de desfrutar de uma das maiores lendas da musica. Independentemente da técnica de Ringo, o seu passado trata de colocá-lo na historia. Vale lembrar que o baterista foi o primeiro beatle a tocar na Rússia, coisa que causou extremo alvoroço.

O último disco de Ringo

As turnês da All Starr Band podem ser encontradas em DVDs e CDs. Há uma versão, num CD triplo, lançada pela Sun Records, que cobre até 2000. Ouvir Felix Cavaliere revivendo o hit “Groovin´”; Simon Kirke cantando clássicos do Bad Company; Joe Walsh dando vida à pérola dos Eagles, “Desperado” ou Jack Bruce marcando presença em “Sunshine of Your Love” é muito bom. Uma parte da historia da musica passou por esses músicos.
Apesar das apresentações anuais da All Starr Band, Ringo mantem a sua própria carreira solo a todo vapor, sendo que seu último álbum foi Liverpool, de 2008.
Para nós brasilieros fica a espera, quase “quimerica”, de que um dia, mesmo que distante, essas lendas passem por aqui.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails