segunda-feira, 2 de março de 2009

10 anos sem o brilho de uma estrela

Uma versão branca de Aretha Franklin, ou apenas uma cantora de patricinhas? Talvez as duas, ou apenas uma delas. O certo é que Dusty Springfield foi uma artista de inegável talento.
Desde seu disco de estréia, A Girl Called Dusty, de 1964, ficou provado que a cantora sempre foi a favor do que lhe agradava, no caso não gostava de canções de puro apelo popular e sem sal. O que lhe chamava a atenção eram as levadas contagiantes e cheias de balanço do pessoal da Motown e outros selos dedicados à musica negra. O soul estava em suas veias.




Marta Reeves e Dusty Springfield

Mary Isabel Catherine Bernadette O'Brien nasceu em 16 de abril de 1939, em Londres, Inglaterra. Seu primeiro sucesso [na Inglaterra] foi “I Only Want to Be With You”, a primeira musica tocada no programa de TV Top Of The Pops. No entanto essa é a faceta mais comercial e menos musical de Dusty. Com o passar dos anos o seu talento foi aflorando e inúmeros compositores tiveram hits gravados por ela, tais como o dupla Bacharach/Davis; o trio de ferro da Motown, Dozzier/B. Holland/E.Holland; o casal Goffin/King, e Hurley/Wilkins, autores de um dos maiores sucessos da cantora, “Son Of A Preacher Man” de 1969. A história de Billy Ray, o filho de um pastor que conquistou o coração de uma moça, alcançou o top ten das paradas e eternizou o nome de Dusty Springfield.


Capa do disco BBC session, com músicas de 1964 até 1970

O que marcou Dusty foi o fato de, sendo uma cantora branca, interpretar com o mesmo sentimento e entrega canções de soul e R&B, se tornando uma das maiores cantoras do gênero no seu tempo. Provando que a musica não tem barreiras raciais, tocou para uma platéia sem segregação na África do Sul, o que lhe valeu uma deportação. Tempos duros.

Nos dias atuais o seu nome é citado por cantoras como a fabulosa Joss Stone, fã confessa de Dusty e a recém consagrada Duffy.

Hoje, 2 de março de 2009 faz 10 anos que Dusty morreu, aos 59 anos, em decorrência de um câncer de mama. Deixou cerca de 14 discos gravados e uma eterna referência para futuras cantoras. Um filme sobre a artista, com Nicole Kidman no papel principal, até a presente data, está para ser gravado. Apesar de mais baixos do que altos em sua carreia, o talento sempre esteve ao lado de Dusty Springfield.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails