quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Samba novo

Edison Machado foi daqueles gênios que de vez em quando surgem em algum lugar. Esse lugar foi, mais precisamente, o Brasil da década de 50. Nascido em 1934, Machado fez parte de uma geração de músicos que dificilmente se repetira em nosso pais.

Tocou com os mais diversos músicos da bossa nova, e ficou famoso por ter sido o criador do "samba no prato", após um incidente ocorrido num baile em 49. Em 63 gravou o monumental "Edison Machado é Samba Novo" com um time invejável de músicos, entre eles o maestro Moacir Santos, o trombonista Raul de Souza, o pianista- que teve um trágico fim- Tenório Junior, e o baixista Tião Neto. Depois de ter abrilhantado as noites no Beco das Garrafas acompanhando praticamente toda a leva de "bossa-novistas" e tocado com o seu trio, o Bossa Três, além de ter formado o excepcional Rio 65 Trio, Machado se viu numa situação típica ao músico brasileiro: a falta de reconhecimento e espaço no país.

Se mudou para a Europa e pouco tempo depois para os Estados Unidos onde tocou com toda uma gama de jazzistas incluindo o ícone Chat Baker. Retornou ao país nos anos 90 se apresentando com um sexteto e arrecadando milhares de aplausos. Morreu no dia 15 de setembro de 1990 em Niteròi, de um enfarte fulminante. A musica e o Brasil perdia um dos seus maiores músicos; aquela safra de pessoas que dividem a historia ao meio.
Para conhecer um pouco mais sobre o clássico disco "Edison Machado..."

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails