domingo, 17 de agosto de 2008

Dorival Caymmi falou pra...


Postado com certo atraso.

Faleceu na madrugada deste sábado o cantor e compositor Dorival Caymmi, uma das maiores figuras musicais brasileiras. Ao longo de sua carreira Caymmi gravou cerca de vinte discos em pouco mais de 60 anos de profissão. Com sua voz e violão inconfundíveis marcou toda uma geração de músicos influenciando a bossa nova e outros tantos compositores.

Com seu imaginário de praias, mulheres, mares tranquilos e dias serenos retratou a Bahia com profundo encanto. Criou clássicos de nossa música como: Vatapá, São Salvador, O "bem" do Mar, e a imortal O que é que a baiana tem, gravada tantas e tantas vezes e sempre redescoberta a cada geração.

Nascido em 1914, Caymmi viveu até os 24 anos em Salvador se mudando depois para o Rio de Janeiro, onde passou a maior parte de sua vida. Em 1940, casou-se com a então cantora Stella Maris, tendo três filhos famosos, e como. Dori, Danilo e Nana podem não ter influenciado a musica brasileira como o pai, mas erguem a bandeira de Caymmi em qualquer canto do mundo, propagando um nome essencial para a música.

"O pescador tem dois amor. Um bem na terra, um bem no mar"

"È doce morrer no mar, nas ondas verdes do mar... "
Dorival Caymmi 30/04/1914 - 16/08/2008

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails