quarta-feira, 23 de junho de 2010

Tabela musical


Não estava doente, viajando, cansado, nem nada disso. Apenas fugindo um pouco. Depois de um mês e um dia (!), volto com meus textos.
Futebol e música são duas coisas que movem o povo desta terra. Em ritmo de copa do mundo, as músicas com temáticas de futebol, ou gravadas especialmente para o certame, pipocam por aí.
Tudo bem que a música oficial do evento (Shakira - Waka Waka), não seja assim tão marcante como Pra Frente Brasil, mas fazer o quê?
Recentemente, Jorge Ben Jor regravou um dos seus maiores sucessos, a faixa que abre o CD África Brasil: "Ponta de Lança Africano (Umbabarauma)". A faixa tem a participação de Mano Brown.
E já que o assunto é futebol e música, vamos alongar o papo.
O já citado Ben Jor é nome forte na dobradinha som/ pelada. "Camisa 10 da Gávea", "O Nome Do Rei É Pelé", "Fio Maravilha" e "Flamengo" são algumas das composições do carioca com o tema futebol. Ele chegou mesmo a regravar o hino do Flamengo que, aliás, foi feito pelo grandioso compositor Lamartine Babo.
Além do Flamengo, Babo também fez os hinos de Vasco, Fluminense, São Cristovão, Botafogo e América. Lembrando que a composição não é o hino oficial do Flamengo, e sim o popular e, coincidentemente, o mais conhecido e exaltado.
Outro que marcou o nome com um clube foi o gaúcho Lupicínio Rodrigues. Autor de famosas canções que tratavam das dores do amor, como "Nervos de Aço", "Volta", "Nunca", "Caixa de Ódio" e "Castigo", Lupi, apesar de sua três paixões serem a música, o bar e as mulheres , marcou o futebol como compositor do Hino do Grêmio.
Vale lembrar que esse foi o terceiro do clube, composto em 1953. Antes, em 1924 e 1946, o clube teve outros dois hinos.
E o que falar do Corinthians, exaltado com um sem número de composições feitas por famosos compositores? Só pra citar algumas: "Corinthians, Meu Amor ao Timão" (Demônios da Garoa); "Amor Preto e Branco" (Os Mutantes); "Meus 20 Anos, Ai Corinthians" (Paulinho Nogueira); "Curintiá" (Gilberto Gil); "Garra Corintiana" (Branca Di Neve) são bons exemplos de “canções corintianas”.
Falando de times de São Paulo, o que leva o nome do estado ganhou um bela homenagem, com Coração de 5 Pontas, do compositor Helio Ziskind. Trata-se de um CD inteiro com músicas sobre a história do São Paulo.
Tem também os jogadores que atacam de músicos. Carlito Tevez e seu grupo de cumbia é um deles. Já Pelé possui um longo histórico musical, com musicas dedicadas à ele e composições próprias; foi gravado por Maria Alcina, Elis Regina, Sérgio Mendes, entre outros. Dr. Sócrates, ídolo do Corinthians, e Júnior, Flamengo, foram outros que deixaram uma marca no mundo da música.
Enfim, este post esta um pouco passado, mas decidi colocá-lo para tirar a ferrugem dos dias. Tem uma matéria bem bacana sobre o assunto futebol/música, de 2006, que saiu no site UOL. Quem tiver curiosidade, é só entrar aqui.
Boas Batidas e pra frente Brasil (?)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails