domingo, 3 de maio de 2009

BREAD: Melodias de uma década

Suaves melodias e refinadas harmonias vocais foram as marcas do Bread. Formado em Los Angeles, no final dos anos 60, o grupo ficou conhecido pelas suas belas baladas emotivas e seu “soft rock”.
Seu talentoso trio de compositores era formado por David Gates, Robb Royer e James Griffin. Lançado em 69, o primeiro disco, apesar de contar com sucessos como “The Last Time” e "Friends And Lovers”, não agradou.

“Nós percebemos que não é so porque você forma um grupo e apresenta algumas músicas boas que você tem a garantia de que haverá um hit no rádio”. “O segundo álbum tem que estourar para nós - se isso não acontecer, teremos que dissolver o grupo”, disse Gates em uma entrevista.
E foi o que aconteceu. Recrutaram o talentoso Mike Botts, que aos 12 anos já havia acompanhado o notável Wes Montgomery, para a bateria e lançaram On the Waters. Com o hit “Make It With You” alcançando o topo da Billboard, em agosto de 1970 e vendendo mais de um milhão de cópias, o álbum ganhou o disco de ouro.
Com uma popularidade crescente, o grupo embarcou na gravação do próximo disco: Manna. O trabalho trouxe conflitos entre os integrantes quanto ao direcionamento da banda. Royer e Griffin gostariam de explorar o lado mais rock do Bread.

“Let Your Love Go” foi o primeiro single do disco e alcançou apenas a posição 28 nas paradas. Logo a gravadora Elektra lançou o segundo single, “If”. A música chegou ao quarto lugar. O disco ainda mostrava as countrys “Too Much Love” e “Truckin´”, essa com grande performance de Botts.
Em 72 eles lançaram Baby I´m-A Want You. No mesmo ano James Griffin saiu da banda, sendo chamado o experiente Larry Knetchel para seu lugar.
O álbum contava com excelentes composições, se destacando um dos maiores sucessos da banda: "Everything I Own", uma canção que Gates escreveu em memória ao seu pai, e que 15 anos depois estourou com Boy George. Também podemos destacar “Diary”, “Down on my Knees” e a faixa titulo.
O disco precedeu o lançamento de Guitar Man, outro sucesso instantâneo e que marcou o fim da banda. No período de 70 até 73, a banda contou com 11 sucessos nas paradas da Billboard.
Em 1977 decidem voltar aos estúdios e gravam Lost Without Your Love. A faixa título, com uma veia Beatles, foi o maior êxito do disco. No entanto, ao fim da turnê a banda se desfaz novamente, com seus integrantes partindo para suas próprias carreiras. Em 1996 se reúnem mais uma vez, apenas para fazerem shows. Foi o fim de uma era.

David Gates possui oito discos solo, tendo alcançado certo sucesso com a música "Take Me Now" e "Goodbye Girl". Acompanhe no link uma entrevista com Gates, onde ele conta um pouco de sua formação musical antes do Bread. James Griffin tambem lançou alguns álbuns solo, aliás, o primeiro foi em 1963 "Summer Holiday", e particiou de discos de outros músicos. Faleceu em 2005 vítima de câncer. Mike Botts, após sair do grupo, trabalhou com Linda Ronstadt por dois anos e ainda excursionou com Richard Carpenter e Dan Fogelberg. Lançou o seu único álbum solo, "Adults Only", em 2000. Faleçeu cinco anos depois, tambem em decorrência de um câncer. Rob Royer mantem um permanente trabalho como produtor e compositor. Larry Knetchel vive em semi reclussão, dividindo o tempo entre sua fazenda, e algumas gravações com artistas renomados, como Jim Diamond. Um detalhe: Knetchel é quem toca piano na famosa "Bridge Over Trouble Waters", de Simon & Garfunkel e baixo na faixa Mr. Tambourinie Man, com os Byrds.

O grupo ficou marcado mais pelas suas baladas emotivas do que pelo enorme talento de seus componentes em criar melodias sofisticadas.
Me lembro até hoje da primeira vez em que ouvi o grupo. Tinha uns 7 anos e, fuçando nas fitas de meu pai, me deparei com Guitar Man. Provavelmente seja por isso que, sempre ao ouvir a banda, uma nostalgia me invade.


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails